quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Seu Website Realmente Precisa de um Endereço Físico!!!


É inacreditável, mas eu vejo diariamente diversos sites cometendo esse erro banal o tempo todo… sites sem endereço físico. É como se eles não existissem em nenhum lugar do mundo, mas sim, no assustador ciberespaço. Perceba que eu digo assustador porque é exatamente isso que uma elevada percentagem da população acha que é a navegação na Web da Internet brasileira.
Quando estas pessoas estão pesquisando na internet para comprar um produto e não vê um endereço físico, eles se assustam e muito provavelmente abandonam aquela compra em questão. E não pense que um endereço de e-mail ou telefone resolve o problema. O que as pessoas querem mesmo é um porto seguro, ou melhor, um local físico, onde possam recorrer se preciso ou até mesmo ir buscar pessoalmente.
Então, o que você faz? Simples. Use um endereço físico como uma opção de contato em seu “Fale Conosco” ou formulário de pedido seu site ou loja virtual. No entanto, se você é proprietário de um site que opera a partir de sua casa, não vá e coloque seu endereço de casa para o seu site ainda, você pode querer pensar outras possibilidade, como a locação de um escritório virtual como ponto de trabalho móvel e fácil acesso.
Obviamente que decidir onde estabelecer-se como endereço físico envolve várias coisas e sei que não é um negócio tão simples como se poderia pensar. Existem alguns fatores que você tem que levar em consideração, por exemplo, quantidade de correspondências recebidas, o tempo de permanência no local, a conveniência, e, claro, os custos. A boa notícia é que hoje com a tecnologia evoluindo você tem várias opções que estão disponíveis para você:
  1. Usando o seu endereço de casa.
  2. Seu Endereço Físico real para correspondência.
  3. Usando o redirecionamento.
  4. Usando uma caixa postal.

Usando o seu endereço de casa:

Usando o seu endereço de casa é definitivamente a opção mais barata. Para os pequenos proprietários de sites, é provavelmente a melhor opção, contudo, se você tende a crescer rapidamente ou se o seu site já tem uma grande base de usuários, então o seu endereço de casa pode não ser a melhor escolha. Existe também o fato de todos os seus clientes poderem facilmente descobrir onde você mora. Não que você esteja se escondendo de alguém. Mas você pode se encontrar na situação em que você tem alguns clientes curiosos que antes deles decidirem uma compra querem ligar, visitar pessoalmente e fazem muitas perguntas.

Endereço Físico real para correspondência:

A utilização de um serviço de correspondência pode ser muito caro para quem está iniciando, mas uma boa para quem já tem porte médio (R$ 90,00 à R$ 150,00 por mês), no entanto, existem alguns benefícios. Você pode atribuir um número de conjunto, sala ou ter um nome de rua real atribuído ao seu endereço comercial, em vez de uma Caixa Postal, pode dar ao cliente potencial a impressão de que sua empresa tem um escritório ou edifício que reside no local. No entanto, eu descobri que o custo deste serviço geralmente supera os benefícios a ela associados, logo, o dinheiro que você paga para usar um serviço de correio é dedutível como despesa de negócios, o que compensa mais pagar um pouco mais e ter um escritório virtual mais completo e com atendimento personalizado.

Usando o redirecionamento:

Agora, se você quiser realmente começar de forma profissional você pode optar pela opção de encaminhamento de correio. Aqui você pode pagar uma empresa em um “grande centro” da cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro para aceitar seu endereço e reenvie para você. Isso é caro! E há outro grande problema – você está sempre recebendo suas correspondências cerca de 2 à 5 dias de atraso devido ao tempo de encaminhamento, contudo poderá passar a impressão de poder ter filiais nas principais capitais do país, mas atuando do conforto de seu lar.

Usando uma caixa postal:

A utilização de uma caixa postal dos correios é em minha opinião, a melhor opção para aqueles que executam sites de alto tráfego fora de sua casa. Não somente seu endereço físico, mas ter suas correspondências rapidamente em mãos, com um investimento relativamente barato (cerca de R$ 50,00 à R$ 125,00 por ano). Este custo é uma despesa de negócio, para colocar no seu recibo e escrever isso! Em minha opinião e experiência, a maioria das pessoas estão a habituadas com o uso de caixas postais e eu não me importo de enviar minhas encomendas para elas. De fato a verdade nua e crua é que muitas corporações utilizam Caixas Postais do Correios, para manter separadas promoções dos comunicações do seu dia a dia. Lá você tem boas maneiras de fazer seus clientes se sentirem mais seguros, adicionando um endereço físico para o seu site. O importante é dar a seus clientes um local para enviar correspondências para um lugar físico.

Enfim, use um endereço real, aumente suas vendas e sucesso!!!
Boa sorte! E não se esqueça de voltar a visitar frequentemente TI Especilistas, para estar antenado com o mundo HighTech! Este foi Wanderlei Bonifácio, forte abraço…

Nenhum comentário:

Postar um comentário